Wednesday, January 3, 2007

Obesidade


[pintura:Fernando Botero]

"A Obesidade é a epidemia global do século XXI"
Organização Mundial de Saúde

Se não tem excesso de peso parabéns; está entre os Portugueses que não padece desse mal!
Se já tem quilos a mais não desespere; está entre a outra metade!
Mas nada está perdido! Comece a cuidar agora de si para viver mais e melhor... "Ajude-nos a Equilibrar a sua Saúde :)"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a obesidade como uma doença em que o excesso de gordura corporal acumulada pode atingir níveis capazes de afectar a saúde.
A OMS reconhece que, neste século, a obesidade terá uma prevalência igual ou superior à da desnutrição e das doenças infecciosas, nos últimos 100 anos. Por tal facto, se não se tomarem medidas drásticas para prevenir e tratar a obesidade, mais de 50% da população mundial será obesa em 2025.
A obesidade é uma doença crónica, com enorme prevalência nos países desenvolvidos, atingindo homens e mulheres de todas as raças e de todas as idades. Não obstante a obesidade ser definida como uma doença, importa igualmente percepcionarmos que, mesmo não sendo ainda obesa, grande parte da população mundial vive actualmente com excesso de peso.
Vejamos pois qual o cenário epidemiológico desta doença, em Portugal.

Situação em Portugal
Em Portugal cerca de 14,4% da população é obesa e 35% tem excesso de peso, entre os 18 e os 65 anos, de acordo com dados recentes da Sociedade Portuguesa para o estudo da obesidade.
Se analisarmos a divisão entre homens e mulheres, verificamos que o sexo masculino tem uma ligeira prevalência de excesso de peso, relativamente às mulheres (50,9% contra 49,1%), bem como de obesidade (57,1% nos homens e 42,9% nas mulheres). Outra realidade possível de conhecer é a distribuição dos portugueses obesos por regiões, verificando-se que o Alentejo apresenta a maior prevalência (13,9%), seguido de Lisboa e Vale do Tejo (13,4%), o Centro do país (11,3%), o Algarve (9,9%) e Norte (9,6%).
Um outro estudo recentemente publicado dá conta de que entre as crianças este fenómeno é também preocupante, visto 30% dos adolescentes portugueses terem igualmente excesso de peso, sendo o nosso país, a par de Malta, Itália e Espanha, um daqueles que apresenta taxas mais elevadas a nível europeu.
Um dos factores apontados como causa principal para este fenómeno prende-se com a ausência de actividade física, já que cerca de 60% das raparigas e 40% dos rapazes, de acordo com o mesmo estudo, não praticam qualquer desporto, além do realizado na escola.
Mas existe outro factor preponderante no aumento de peso entre a população, a alimentação.
Pela industrialização da sociedade cada vez mais se procura uma alimentação rápida e fácil de confeccionar, para não se perder muito tempo às refeições, logo essa alimentação tem elevados conteúdos se açucares e gordura nocivos à saúde.

Por tudo isso e muito mais lhe dizemos, "Ajude-nos a Equilibrar a sua Saúde..."
Faça exercício físico, mexa-se por uma vida mais saudável e livre de doenças :)

(texto baseado no livro "EMAGREÇA!" de AGNELO MARTINS e ANTÓNIO HIPÓLITO DE AGUIAR e também com a colaboração do Prof.. Doutor Manuel Carrageta, Presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia.)

No comments: