Wednesday, January 3, 2007

Alimentos saudáveis - ESPARGOS




São originários do Mediterrâneo. Os Egípcios e os Gregos já os consumiam e utilizavam como oferendas para os Deuses. Mas foi com os Romanos que o seu consumo se popularizou, pelas suas excelentes propriedades.
Existem dois tipos de variedades de espargos, o branco e o verde.
O espargo branco, cresce por baixo da terra, assim, ao não receber luz solar directa, não desenvolve a clorofila (pigmento responsável pela cor verde nos vegetais). Por sua vez, o espargo verde, cresce em contacto com a luz solar, activando assim a clorofila, que lhe dará a cor verde.
Poderá encontrar espargos durante todo ano, no entanto, a melhor época ocorre entre os meses de Abril e Maio. Existe ainda a alternativa das conservas, se bem que nesta opção, os espargos contêm menos minerais e mais sal.

Propriedades nutritivas:
Os espargos são constituídos maioritariamente por água.
Possuem um nível de gorduras e açucares muito baixo, ao contrário do seu elevado teor proteico. Têm um alto conteúdo de fibras.São uma excelente fonte de vitamina A, C e E. Também presentes, estão outras vitaminas do grupo B, como a B1, B2, B3 E B6.

Propriedades saudáveis:
-Excesso de peso (baixo em calorias, rico em água, elevado teor de fibra)
-Prevenção de doenças (acção anti-oxidante)
-Efeito depurativo e diurético (favorece a eliminação do excesso de líquidos do organismo)
-Evita a obstipação (o seu alto conteúdo de fibra insolúveis regula o trânsito intestinal)


Receitas:
Poderá desfrutar deste vegetal de diversas maneiras: cozido em água (5 a 10m), cozido ao vapor (uma opção mais saudável e com todos os nutrientes), grelhado, gratinado, etc... Caso queira experimentar e não saiba como cozinhar este vegetal, clique aqui!

Bom apetite :)

No comments: