Friday, March 16, 2007

E você, mastiga bem?

Hoje em dia, o tema da alimentação é muito focado: quais os melhores alimentos, quantas vezes por dia devemos comer, devemos ou não ingerir água às refeições... e poucas vezes falamos da mastigação.
Mastigar bem é fundamental!
Pouco lhe servirá escolher alimentos de qualidade para a sua refeição, se não faz uma mastigação adequada.
Sem entrar em "linguagens técnicas" explicaremos nas próximas linhas a importância de algo tão natural e instintivo como a mastigação.

Onde começa a digestão?

É na boca que se inicia a digestão dos alimentos.
Por isso é tão importante mastigarmos bem e insalivar o alimento, uma vez que é a saliva que dá início a este processo digestivo.
Vejamos este processo de inicio da digestão na boca, como o processo de fazer um bolo.




1) Escolhemos os ingredientes (alimentos)
2) juntamos tudo num recipiente (boca)
3) e finalmente misturamos muito bem (mastigação).
Continuaremos a misturar tudo até a massa atingir a consistência adequada e estiver uniforme (mastigação+insalivação) e só depois passamos para outro recipiente e levamos ao forno.

No nosso corpo, o processo é semelhante.
Devemos mastigar e insalivar os alimentos até estes estarem quase transformados em líquido.
Não devemos de modo algum engolir pedaços, por pequenos que sejam, pois deste modo vamos dificultar a digestão (tal como não poríamos o bolo a cozer, com pedaços de manteiga ou com os ovos ainda por bater na massa)
Ao triturarmos bem os alimentos na nossa boca, evitamos um trabalho excessivo do estômago e a fermentação gástrica que forma toxinas no organismo. A correcta mastigação, resolve a maioria dos problemas como a azia, os gases e as gastrites.

Importante também, é a forma como ingerimos os líquidos. Tal como nos alimentos sólidos, também os líquidos devem ser mastigados, insalivados.
Uma sopa, um sumo e até mesmo a água, não deverão ser simplesmente engolidos.

"Mastigar o líquido e beber o sólido"


Apetite vs Mastigação

A mastigação é também um excelente medidor para a quantidade adequada de alimentos que devemos ingerir. Durante o processo de mastigação o corpo vai recebendo avisos e preparando-se quimicamente para a assimilação dos nutrientes, até o momento em que dá sinais de apetite saciado.
Quando comemos muito rápido, engolindo a comida, o ponto de satisfação será quando o estômago estiver bem cheio e por vezes dorido de tão dilatado. Engolindo pedaços grandes de comida, aumentamos o trabalho do estômago, gastamos mais energia desnecessariamente e comemos geralmente mais do que realmente necessitamos.





DICAS:

- Se acha que tem dificuldade em comer devagar, experimente pousar o garfo no prato entre garfadas (mastigue bem, sinta o sabor dos alimentos). Vai ver que assim controlará melhor a sua mastigação.
- Evite comer de pé. Coma sentado, mesmo que seja apenas um lanche.
- Evite também comer a ver televisão, pois ao estar distraído irá certamente comer mais e mastigar pior.
- Não coma se estiver muito stressado ou irritado, estes estados de alteração vão-se reflectir no modo como come e acabará por "descarregar" na comida. Respire fundo, tente acalmar-se e só quando se sentir mais calmo é que deverá comer.
- Escolha um ambiente tranquilo para fazer a sua refeição, ponha uma música que lhe agrade, concentre-se no acto da refeição e verá que estará muito mais consciente do que come e como come.

bom apetite! :)

1 comment:

glaucinea said...

uantas vezes devemos mastigar os alimentos? nutricionistas ja me recomendaram no minimo 40 vezes, para que os alimentos se tornem liquidos na boca, enfim existe uma contagem adequada?