Friday, November 14, 2008

Própolis, um valioso presente da natureza




O termo própolis tem origem na Grécia antiga, onde significava “defesa da cidade”.
A cidade, neste caso, será a colmeia onde vivem as abelhas. A própolis desempenha um papel importantíssimo na defesa da colmeia contra a invasão e proliferação de microorganismos (fungos, bactérias, vírus). Poderá dizer-se que a própolis funciona como que um “sistema imunitário” da colmeia.
Esta capacidade desinfectante e protectora da propolis despertou um interesse, no homem, relativo à sua utilização.

Aplicações terapêuticas

Investigações recentes do Instituto Nacional do Coração e do Pulmão de Londres demonstraram que a própolis tem a capacidade de destruir algumas bactérias que se revelaram resistentes a alguns dos antibióticos modernos sintéticos.

Popriedades:

- antibióticas
- anti-inflamatórias
- analgésicas
- anti-alérgicas
- anestésico


Agora no período invernal, com as gripes e constipações frequentes, podemos optar pela utilização deste produto natural, sem termos que recorrer a outros medicamentos mais agressivos para o nosso organismo.
Existem preparados no mercado que o associam a plantas que estimulam o sistema imunológico, como é o caso da Echinacea, seria uma boa opção para ajudar o organismo a reagir quando está mais débil.

A propólis pode ser tomada em comprimidos, tintura, spray (para a garganta) e também a podemos encontrar em produtos de cosmética (acção protectora e regeneradora da pele e mucosas externas).


[Esta informação é apenas orientativa, consulte o seu naturopata ou médico antes de começar um tratamento]